prelaziaitb@gmail.com   |   Fone:(93) 3518-2820
    • Prelazia de
    • ITAITUBA
  • Escolhido o novo Secretário Executivo do Regional Sul 2 da CNBB

  • 4 de Maio de 2018

Image title

O pároco da paróquia Divino Espírito Santo, em Pinhão, padre Valdecir Badzinski, foi nomeado novo Secretário Executivo do Regional Sul 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) na manhã deste dia 04 de maio, em Guarapuava. Ele assume o lugar do monsenhor Mário Spaki, que foi nomeado bispo da diocese de Paranavaí, pelo Papa Francisco, no último dia 25 de abril.

A escolha do sacerdote para o cargo, conforme monsenhor Mário Spaki, se deu através da indicação do clero paranaense. Conforme monsenhor Mário, o nome de padre Valdecir figurava em primeiro lugar na lista de indicados.

“Após a minha nomeação para bispo diocesano de Paranavaí, se fazia necessário eleger um novo Secretário-Executivo para o Regional Sul 2 da CNBB. Os bispos do Paraná, reunidos em Assembleia-Geral, em Aparecida (realizada de 10 a 20 de abril), fizeram indicação de alguns nomes. O primeiro da lista, foi o do padre Valdecir Badziski, da diocese de Guarapuava”, contou o monsenhor.

Depois da indicação, o presidente do Regional Sul 2 da CNBB, o arcebispo de Cascavel, Dom Mauro Aparecido dos Santos, juntamente com monsenhor Mário Spaki, se encontraram com o bispo da Diocese de Guarapuava, Dom Antônio Wagner da Silva, para tratar do assunto referente à transferência de padre Valdecir para o novo cargo. “Dom Mauro e eu, marcamos um encontro com Dom Wagner, em Guarapuava, para tratar do assunto, assim, como posteriormente, marcamos um encontro com padre Valdecir. Dom Wagner, num gesto muito bonito, representando a diocese de Guarapuava, está nos cedendo o padre Valdecir para atuar junto à Igreja do Paraná, através da secretaria-executiva do Regional (Sul 2). Ele inicia seus trabalhos na segunda metade do mês de junho deste ano”, detalhou monsenhor Mário.

Padre Valdecir, que atualmente também é presidente dos presbíteros do Paraná; permanecerá na função até o final de agosto de 2018, quando haverá nova eleição.

“Agradecemos imensamente ao Dom Wagner, ao padre Valdecir e à diocese de Guarapuava através de seu presbitério, por este lindo presente para a Igreja do Paraná. Este é um momento de muita alegria para todos nós”, concluiu monsenhor Mário Spaki.

Foto: Pe Mário Spaki, Dom Wagner da Silva, Pe Valdecir, Dom Mauro

Desenvolvido por Cúria Online do Brasil cúria-online-do-brasil