prelaziaitb@gmail.com   |   Fone:(93) 3518-2820
    • Prelazia de
    • ITAITUBA
  • A saudação do Papa aos irlandeses às vésperas de sua viagem

  • 21 de Agosto de 2018

Image title

Cidade do Vaticano

“Estou entusiasmado com a ideia de voltar à Irlanda”: com esta frase pronunciada em inglês, o Papa Francisco saúda todo o povo irlandês, que no próximo final de semana acolherá o Pontífice.

Trata-se da primeira visita como Papa, mas a segunda de Bergoglio, que esteve no país por alguns meses em 1980 para estudar a língua inglesa num colégio jesuíta.

Encontro Mundial das Famílias

A videomensagem de Francisco é centralizada no motivo de sua viagem: o encontro Mundial das Famílias, inaugurado na terça-feira (21/08) em Dublin.

“Como sabem, o Encontro Mundial é uma celebração da beleza do plano de Deus para a família; é também uma ocasião para as famílias provenientes de todas as partes do mundo de se encontrar e se encorajar em viver sua especial vocação. As famílias, hoje, enfrentam muitos desafios em seus esforços para encarnar um amor fiel, para crescer filhos com valores saudáveis e para ser na comunidade fermento de bondade e cuidado recíproco”, afirma o Papa.

De modo especial, o Pontífice falou da juventude:

“ Os jovens são o futuro! É muito importante preparar os jovens para o futuro, prepará-los hoje, no presente, mas com as raízes do passado: os jovens e os avôs. É muito importante. ”


Francisco estende sua saudação a todos os membros da família irlandesa e às pessoas empenhadas na preparação de sua visita.

“Agradeço a todos cordialmente. Peço a cada um que reze para que este Encontro seja um momento de alegria e também de serenidade, uma carícia do tenro amor de Jesus por todas as famílias e, na verdade, por cada filho de Deus. Eu lhes garanto a minha proximidade, a minha oração e os convido a rezarem por mim, pois eu preciso. De coração, lhes concedo a minha bênção.”

Programa da viagem

O Papa participará dos eventos finais do Encontro em Dublin: no sábado, da Festa das Famílias no Croke Park. No dia seguinte, presidirá a missa de encerramento no Phoenix Park, também na capital.

Na agenda Francisco, constam também outros momentos, como o Angelus na Basílica do Santuário mariano de Knock, em County Mayo, a cerca de 200km da capital.

Sábado, Francisco irá visitar um centro de acolhimento para famílias sem-casa, administrado por frades capuchinhos. Antes, terá audiências com o presidente irlandês, Michael Higgins, e com representantes das autoridades, da sociedade civil e do corpo diplomático presente no país.
Como é comum nas viagens internacionais, o Papa Francisco irá encontrar-se com os bispos irlandeses, no Convento das Irmãs Dominicanas, em Dublin, logo após a missa de encerramento.

A viagem à Irlanda será a 24ª visita internacional do Pontificado de Francisco e a primeira de um Papa a este país desde 1979, quando João Paulo II esteve lá.

O Papa Francisco já participou de um Encontro Mundial das Famílias na edição de Filadélfia (EUA), em 2015.

Desenvolvido por Cúria Online do Brasil cúria-online-do-brasil