O encerramento das festividades da padroeira Sant’Ana contou com a participação de milhares de devotos na procissão e encerramento no dia 26/07 em frente à Catedral de Itaituba.
Animado pelo Frei Antônio Marcos Bezerra, Ofm. e com participação massiva dos leigos as comemorações ocorreram durante todo o mês de julho. Foram vários os eventos para comemorar a Senhora Sant’Ana.
A novena a Sant’Ana contou com a presença dos padres da Prelazia e a missa solene aos 26 de julho foi presidida por Dom Wilmar Santin, O. Carm. e concelebrada com frei Marcos; padres Getro (Miritituba); Honoré (Miritituba); Carlos Eduardo (Itaituba) e Rogério (Castelo dos Sonhos). A catedral acolheu também freis franciscanos, seminaristas e religiosas em missão na prelazia.
A procissão foi marcada com público de várias idades. Pessoas a expressar a fé e devoção a Sant’Ana. Muitas dessas, vestidas de anjos, santos e descalços para agradecerem os frutos de fé que lhes renderam graças. Idosos eram levados em cadeiras de rodas pelos seus familiares e cuidadores.
Nas ruas famílias montaram os seus altares em frente de seus lares. Esses altares serviam de paradas para Dom Wilmar refletir e orar pelas necessidades do povo na atualidade, pedindo a intercessão de Sant’Ana junto às famílias, crianças e jovens.
Durante o percurso, o texto proposto à reflexão e oração, atualizavam os devotos sobre as realidades da Igreja e do mundo, assim como as suas necessidades.
Junto ao povo um belo andor, ornado para a Senhora Sant’Ana. A procissão era animada pelos ministros de música no trio elétrico.
Ao chegar de frente a Catedral Sant’Ana, Dom Wilmar presidiu a missa e ressaltou a história da padroeira da Prelazia e da Catedral. Motivou à fé, fez elogio à presença de todos nesta demonstração de confiança em Deus. Vencido o tempo difícil da pandemia, que impossibilitou por dois anos, o demonstrar em público e aglomerado a fé que move montanhas.
Dado a benção ao final da celebração, o povo se dirigiu ao carro andor de Sant’Ana para o ato devocional com a igreja aberta aos participantes que, com amor e devoção, registrassem em fotos e selfies junto à imagem da Senhora Sant’Ana a lembrança desse dia.