
Com o objetivo de aprimorar os meios de comunicação e fortalecer a unidade pastoral, nos dias 24 a 26 de outubro de 2025 a Prelazia de Itaituba - (PA), realizou no Centro de Treinamento São José do Laranjal, uma formação para agentes Pastorais. Que teve como tema "Comunicação a serviço da evangelização, um serviço indispensável".
O evento foi coordenado pelo padre Rogério Zenateli, Coordenador de Pastoral da Prelazia, e conduzido pela assessora de comunicação do Regional Norte 2 da CNBB (Pará/Amapá), Vivian Marler. Aproximadamente 50 participantes estiveram presentes, sendo convidados a refletir sobre a importância da comunicação em comunidade. O encontro foi feito através de palestras e oficinas, incentivando o uso das mídias para evangelização.
Participando pela primeira vez de uma formação pastoral, o jornalista Moisés Sodré destacou o novo olhar que a experiência proporciona. “Mesmo para quem já trabalha com comunicação, é diferente quando a gente entende que comunicar na Igreja é mais que informar, é evangelizar. Essa formação abre os olhos e o coração para servir com propósito,” afirmou.
Para Dom Wilmar Santin, O. Carm., bispo da Prelazia de Itaituba: “Eu espero que, a partir de agora, todos que participaram, ou a maior parte, possam desenvolver esse importantíssimo trabalho de divulgação. E que também se despertem para assumir funções dentro da Pastoral,” destacou.
A formação sobre comunicação surgiu como resposta direta a uma das prioridades pastorais definidas na Assembleia Prelatícia de 2023, que destacou Formação e Evangelização como eixos fundamentais da missão da Prelazia.
Nesse caminho, a Pastoral da Comunicação (Pascom) tem o papel de ser a voz e o rosto de uma Igreja em saída, que escuta, acolhe e anuncia. Mais do que cuidar de redes sociais ou divulgar eventos, a Pascom é chamada a construir pontes, aproximar comunidades e levar a Boa-Nova de Cristo a todos os espaços, dentro e fora da Igreja.




